domingo, 11 de março de 2012


Jogos matemáticos:Bingo das Operações a partir de materiais recicláveis

0
Nos dias atuais tem-se questionado muito sobre: a forma tradicional de educar e o modo de transformar a aula em um ambiente estimulante para o educando. As dificuldades encontradas por alunos e professores no processo ensino-aprendizagem da matemática são muitas e conhecidas. Pois, o aluno não consegue entender a matemática que a escola lhe ensina; sente dificuldades em utilizar o conhecimento "adquirido", em síntese, não consegue efetivamente ter acesso a esse saber de fundamental importância. 
Este trabalho busca fornecer um recurso didático que possa despertar o interesse dos educando através jogos matemáticos construídos a partir de materiais recicláveis. O jogo, na Educação Matemática, "passa a ter o caráter de material de ensino quando considerado promotor de aprendizagem. A criança, colocada diante de situações lúdicas, apreende a estrutura lógica da brincadeira e, deste modo, apreende também a estrutura matemática presente" (MOURA, 1996, p.80).


Com o uso de materiais recicláveis além de promover uma sensibilização da necessidade do reaproveitamento de material de sucata têm-se o objetivo de sensibilização sobre a produção e destinação do lixo. A confecção desses jogos provocará a interação entre professores e alunos, pois os mesmos serão elaborados a partir de materiais que não requerem, necessariamente, recursos financeiros, visto que serão utilizados materiais recicláveis e essa mobilização possibilitará uma maior interação entre o grupo. (MAIOR E MELO, 2004).


O jogo matemático sugerido é o BINGO DAS OPERAÇÕES, onde os alunos estaram trabalhando diretamente com as quatro operações matemáticas de acordo com o ano em que estiver cursando. 
Materiais:
Caixas de cereais ou papelão para confecção das cartelas;
60 Tampas de garrafas PET (média)
02 garrafas PET
01 caixa de sapato
Jornal
Régua, canetinhas, fita adesiva
Grão para a marcação


Número de participantes: 2 ou mais jogadores
Faixa etária: A partir de 7 anos


Confecção do bingo:
1. Cortar retângulos com as caixas de papelão (16 x 14 cm) e depois dividir cada cartela em 9 quadros para em seguida ser colocada em cada quadro uma operação matemática. 
2. Para fazer o sorteio deve ser colocado no verso de cada tampinha de garrafa PET um número que corresponda a um resultado das operações matemáticas presentes na cartela. 
3. Os resultados ficarão dentro de um recipiente feito de garrafa PET para o sorteio. Para confecção desse recipiente deve-se cortar as garrafas PET e uni-las pelo gargalo e em uma delas produzir um alavanca de jornal e fita adesiva para misturar as tampas. O suporte que ficará a roda do bingo será feita de caixa de sapato. 
Como jogar:


As cartelas serão distribuídas aos jogadores e será dado um tempo de cinco minutos para a resolução das operações presentes nela. 
Para dar início à partida, todos os participantes devem estar atentos aos números cantados e aos resultados de suas cartelas.


Vencedor:
Vencerá o jogador que completar a sua cartela primeiro.

O Bingo das Operações é apenas um dos muitos tipos de jogos que podem ser utilizados em sala de aula para o ensino da matemática. O importante  é que o professor tenha objetivos claros do que pretende atingir com a atividade proposta. O jogo é um facilitador da aprendizagem, pois mobiliza a dimensão lúdica para a resolução de problema, disponibilizando o aluno a aprender. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MOURA, M. O. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: KISHIMOTO, T. M. (org.).
Maior, E.S. UMA PROPOSTA PARA O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: CONFECÇÃO DE JOGOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS. Anais DO VIII ENEM, 2004.


Fonte:Artigonal

0 comentários:

Postar um comentário